top of page

A diabetes não é tão silenciosa assim...

Contrariando a crença comum, o diabetes muitas vezes sussurra sinais delicados que, se ignorados, podem se transformar em um problema para a vida toda. Vamos abrir os olhos para os sinais que o nosso corpo nos envia quando a diabetes bate à porta.

Fadiga Persistente: Se você tem se sentido constantemente cansado, mesmo após uma boa noite de sono, pode ser um sinal de resistência à insulina. Isso ocorre porque as células não estão absorvendo a glicose adequadamente, resultando em uma falta de energia.

Aumento da Sede e Micção Frequente: Sentir a sede excessiva e a necessidade de urinar com frequência são sintomas clássicos do diabetes. Quando os níveis de glicose no sangue são elevados, o corpo tenta livrar-se do excesso de açúcar através da urina, causando desidratação e, consequentemente, aumentando a sede.

Aumento da Fome, Especialmente Após as Refeições: A resistência à insulina dificulta a absorção de glicose pelas células, deixando-as famintas. Isso pode levar a um aumento do apetite, mesmo após comer. Preste atenção aos seus padrões alimentares e se você perceber um aumento repentino na fome, consulte o nutricionista.

Ganho de Peso Inexplicado: A resistência à insulina pode contribuir para o ganho de peso, especialmente ao redor da região abdominal. Se você notar um aumento inexplicável no seu peso, mesmo mantendo uma dieta bem equilibrada, é hora de investigar mais a fundo.

Visão Turva ou Dificuldade de Foco: A flutuação nos níveis de glicose pode afetar a função ocular. Se você perceber mudanças em sua visão, como embaçamento ou dificuldade de foco, é hora de buscar ajuda.

Feridas que cicatrizam lentamente: O diabetes pode comprometer o sistema de cicatrização do corpo. Se cortes e feridas estão demorando mais do que o normal para cicatrizar, isso pode ser um sinal de alerta.

Formigamento nas Mãos e Pés: Uma neuropatia periférica, uma complicação comum do diabetes, pode causar formigamento ou dormência nas extremidades.

Outras vezes, os sinais iniciais da diabetes podem ser incomuns, desafiando a percepção convencional. É sempre bom estar atento a sua pele, coceiras persistentes podem sim ser um sinal de diabetes, além das alterações de humor e irritabilidade e dificuldade de concentração.

A detecção precoce e as mudanças no estilo de vida podem fazer toda a diferença no manejo da resistência à insulina e ao diabetes. Cuide do seu corpo; ele vai agradecer no longo prazo.

E você, já fez um checkup esse ano?

Entre em contato pelo WhatsApp para agendar sua próxima consulta, clique aqui.


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page