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Como escolher seu adoƧante? šŸ¤”šŸ”“

AdoƧantes sĆ£o substitutos do aƧĆŗcar amplamente utilizados para adoƧar alimentos e bebidas. Eles podem fornecer um sabor doce sem as calorias do aƧĆŗcar. No entanto, Ć© importante compreender os benefĆ­cios e malefĆ­cios associados ao uso desses adoƧantes. Abaixo, apresento informaƧƵes sobre alguns adoƧantes disponĆ­veis no mercado, seus benefĆ­cios, malefĆ­cios e a recomendaĆ§Ć£o diĆ”ria para cada um deles:


Aspartame:

  • BenefĆ­cios: O aspartame Ć© uma das opƧƵes mais populares de adoƧantes e Ć© cerca de 200 vezes mais doce do que o aƧĆŗcar comum. Ele nĆ£o contribui para o aumento dos nĆ­veis de aƧĆŗcar no sangue e tem baixo valor calĆ³rico.

  • MalefĆ­cios: Alguns estudos sugeriram uma possĆ­vel associaĆ§Ć£o entre o aspartame e dores de cabeƧa, mas a evidĆŖncia cientĆ­fica Ć© inconclusiva. Pessoas com fenilcetonĆŗria (uma condiĆ§Ć£o genĆ©tica rara) devem evitar o consumo de aspartame.

  • RecomendaĆ§Ć£o diĆ”ria: A FDA (Food and Drug Administration) dos Estados Unidos estabeleceu uma ingestĆ£o diĆ”ria aceitĆ”vel de 50 mg por quilo de peso corporal para o aspartame.

Sucralose:

  • BenefĆ­cios: A sucralose Ć© derivada do aƧĆŗcar e Ć© cerca de 600 vezes mais doce do que o aƧĆŗcar comum. Ela nĆ£o tem calorias e nĆ£o afeta os nĆ­veis de aƧĆŗcar no sangue.

  • MalefĆ­cios: Em geral, a sucralose Ć© considerada segura para consumo. No entanto, algumas pessoas podem experimentar efeitos colaterais gastrointestinais, como inchaƧo ou diarreia, em quantidades elevadas.

  • RecomendaĆ§Ć£o diĆ”ria: NĆ£o hĆ” uma ingestĆ£o diĆ”ria estabelecida para a sucralose, mas seu consumo deve ser moderado, como qualquer outro adoƧante.



Stevia:

  • BenefĆ­cios: A stevia Ć© um adoƧante natural derivado das folhas da planta Stevia rebaudiana. Ela Ć© considerada uma opĆ§Ć£o mais natural e tem zero caloria.

  • MalefĆ­cios: A maioria das pessoas pode consumir stevia sem efeitos colaterais significativos. No entanto, em algumas pessoas, pode haver um sabor residual amargo ou um efeito laxante quando consumida em grandes quantidades.

  • RecomendaĆ§Ć£o diĆ”ria: NĆ£o hĆ” uma ingestĆ£o diĆ”ria estabelecida para a stevia, mas ela pode ser usada em quantidades moderadas como substituto do aƧĆŗcar.

Lembre-se de que o consumo excessivo de adoƧantes pode perpetuar o desejo por sabores doces, dificultando a adaptaĆ§Ć£o ao paladar de alimentos menos adoƧados. Ɖ sempre recomendado buscar um equilĆ­brio e uma alimentaĆ§Ć£o saudĆ”vel e variada, limitando o consumo de adoƧantes e aƧĆŗcares em geral.



Redes Sociais: @julioaquinonutricionista

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