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Quantos minutos você leva para se alimentar?

Uma revisão sistemática publicada em 2018 na revista "Frontiers in Endocrinology" avaliou os estudos que investigaram a relação entre comer devagar e o controle do peso. Os resultados indicaram que comer devagar pode reduzir a ingestão de alimentos, diminuir o índice de massa corporal (IMC) e a ingestão da cintura, bem como melhorar a sensação de saciedade.


Outro estudo publicado em 2019 no "Journal of Behavioral Medicine" comparou os efeitos de comer devagar versus comer rapidamente em relação à ingestão de alimentos em adultos com excesso de peso ou obesidade. Os resultados apreciaram que o grupo que comeu devagar consumiu menos calorias e se sentiu mais saciado em comparação com o grupo que comeu rapidamente.


Além disso, um estudo de coorte prospectivo realizado no Japão e publicado em 2014 no "American Journal of Clinical Nutrition" avaliou a relação entre comer rápido e o risco de obesidade em adultos. Os resultados mostraram que aqueles que comiam rapidamente tinham maior probabilidade de desenvolver obesidade ao longo do tempo.


Portanto, comer devagar pode ser uma estratégia útil para controlar o peso e melhorar a saúde em geral. Recomenda-se mastigar bem os alimentos, saboreá-los e prestar atenção às sensações de fome e saciedade durante as refeições.


Que tal separar o seu momento de refeição para um momento de autocuidado e observação do próprio corpo?


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