top of page

Sistema Imune X Nutrição. A batalha do século!

Existe uma relação bastante importante entre alimentação, estado nutricional do indivíduo e funcionamento do sistema imunológico.




Os alimentos e sua composição como:


Carboidratos, proteínas, gorduras, minerais e vitaminas assim como milhares de compostos bioativos influenciam o desenvolvimento de células imunológicas


Que têm vida curta e alta reposição e, portanto, são muito vulneráveis às deficiências nutricionais.


Entre os principais nutrientes envolvidos no bom funcionamento do sistema imunológico, destacam-se:


Proteínas, vitaminas A, D e C, ferro, zinco, selênio, fibras e probióticos.


É importante lembrar que o comprometimento do sistema imunológico pode refletir deficiências nutricionais que, dificilmente acontecem de maneira isolada


Sendo, portanto, necessário a reposição de vários nutrientes ao mesmo tempo.


Consequentemente, desvios nutricionais, como obesidade e desnutrição, podem comprometer a resposta imunológica, por meio de alterações hormonais e de citocinas (tipos especiais de proteínas que podem modificar funções celulares).



Em indivíduos obesos, pode acontecer uma inflamação crônica de baixo grau que aumenta o risco de doenças metabólicas e cardiovasculares, e interrompe a imunidade protetora.


E uma pessoa desnutrida acontece diminuição do número de células imunológicas, o que pode comprometer o reestabelecimento da saúde em situações de doença ou mesmo, aumentar a ocorrência de infecções.

Commentaires


bottom of page