Existe uma relação bastante importante entre alimentação, estado nutricional do indivíduo e funcionamento do sistema imunológico.
Os alimentos e sua composição como:
Carboidratos, proteínas, gorduras, minerais e vitaminas assim como milhares de compostos bioativos influenciam o desenvolvimento de células imunológicas
Que têm vida curta e alta reposição e, portanto, são muito vulneráveis às deficiências nutricionais.
Entre os principais nutrientes envolvidos no bom funcionamento do sistema imunológico, destacam-se:
Proteínas, vitaminas A, D e C, ferro, zinco, selênio, fibras e probióticos.
É importante lembrar que o comprometimento do sistema imunológico pode refletir deficiências nutricionais que, dificilmente acontecem de maneira isolada
Sendo, portanto, necessário a reposição de vários nutrientes ao mesmo tempo.
Consequentemente, desvios nutricionais, como obesidade e desnutrição, podem comprometer a resposta imunológica, por meio de alterações hormonais e de citocinas (tipos especiais de proteínas que podem modificar funções celulares).
Em indivíduos obesos, pode acontecer uma inflamação crônica de baixo grau que aumenta o risco de doenças metabólicas e cardiovasculares, e interrompe a imunidade protetora.
E uma pessoa desnutrida acontece diminuição do número de células imunológicas, o que pode comprometer o reestabelecimento da saúde em situações de doença ou mesmo, aumentar a ocorrência de infecções.
Comments