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LAXANTES! VOCƊ SABE TUDO SOBRE ELES? šŸ’©šŸ’Š

šŸ‘‰O que sĆ£o?

Os laxantes sĆ£o medicamentos que ajudam a aliviar a constipaĆ§Ć£o ou a prisĆ£o de ventre, estimulando o trato intestinal para evacuaĆ§Ć£o. No entanto, o uso excessivo de laxantes pode causar efeitos colaterais e atĆ© mesmo prejudiciais Ć  saĆŗde.


šŸ‘‰ Efeitos colaterais:


Os efeitos colaterais mais comuns incluem diarreia, cĆ³licas abdominais, nĆ”usea e vĆ“mito. Algumas pessoas podem atĆ© mesmo desenvolver dependĆŖncia de laxantes, fazendo com que seus intestinos parem de funcionar normalmente sem a ajuda desses medicamentos.


šŸ‘‰ Para quem Ć© recomendado?


Geralmente, os laxantes sĆ£o recomendados apenas para uso ocasional e a quantidade recomendada varia dependendo do tipo de laxante e da condiĆ§Ć£o de saĆŗde da pessoa. Ɖ importante seguir as instruƧƵes do mĆ©dico ou do rĆ³tulo do medicamento com cuidado e nĆ£o exceder a dose recomendada.


Pessoas que sofrem de constipaĆ§Ć£o crĆ“nica ou outros problemas de saĆŗde que tiveram evacuaĆ§Ć£o intestinal podem precisar de laxantes com mais frequĆŖncia, mas ainda assim devem usĆ”-los com cautela e sob supervisĆ£o.


šŸ‘‰ Uso excessivo:


O uso excessivo de laxantes pode levar a desequilĆ­brios eletrolĆ­ticos, desidrataĆ§Ć£o e atĆ© mesmo danos permanentes ao trato intestinal. Se alguĆ©m consome muito laxante, pode sentir dor abdominal intensa, diarreia grave e atĆ© desmaiar. Se isso acontecer, Ć© importante procurar atendimento imediatamente.




LAXANTES NATURAIS šŸ„šŸ‘‰šŸ’©


Existem vĆ”rios laxantes naturais que podem ajudar a aliviar a constipaĆ§Ć£o ou a prisĆ£o de ventre de forma segura e eficaz. Aqui estĆ£o alguns exemplos com suas propriedades, benefĆ­cios e recomendados:

  1. Fibras: As fibras sĆ£o encontradas em frutas, verduras, grĆ£os integrais e sementes. Elas ajudam a manter as fezes macias e fĆ”ceis de passar, e tambĆ©m aumentam o volume das fezes. Enquanto as mulheres devem consumir cerca de 25 gramas de fibra por dia, enquanto os homens devem consumir cerca de 38 gramas.

  2. Ɓgua: A Ɣgua Ʃ essencial para ajudar as fibras a funcionarem corretamente e amolecer as fezes. Recomenda-se que as mulheres bebam cerca de 2,7 litros de Ɣgua por dia, enquanto os homens devem beber cerca de 3,7 litros.

  3. Ameixa seca: As ameixas secas contĆŖm fibras e sorbitol, que Ć© um aƧĆŗcar natural que ajuda a amolecer as fezes. Recomenda-se comer cerca de 50 gramas de ameixa seca por dia.

  4. Kiwi: O kiwi contĆ©m fibras solĆŗveis e insolĆŗveis, alĆ©m de enzimas que ajudam a digerir as proteĆ­nas e proteĆ­nas. Recomenda-se comer um kiwi inteiro por dia.

  5. Sementes de chia: As sementes de chia sĆ£o ricas em fibras e ajudam a absorver Ć”gua, o que ajuda a amolecer as fezes. Recomenda-se consumir cerca de 15 gramas de sementes de chia por dia.

  6. MamĆ£o: O mamĆ£o contĆ©m uma enzima chamada papaĆ­na, que ajuda a quebrar as proteĆ­nas e facilitar o metabolismo. Ele tambĆ©m contĆ©m fibras e Ć”gua, o que ajuda a amolecer as fezes. Recomenda-se comer cerca de meia xĆ­cara de mamĆ£o por dia.

Ɖ importante lembrar que, embora esses laxantes naturais sejam seguros para a maioria das pessoas, algumas pessoas podem ter reaƧƵes adversas ou efeitos colaterais.


CHƁS E BEBIDAS LAXATIVAS ā˜• šŸ‘‰šŸ’©


Existem vĆ”rias bebidas e chĆ”s que podem ajudar a aliviar a constipaĆ§Ć£o ou a prisĆ£o de ventre. Aqui estĆ£o alguns exemplos com suas propriedades, benefĆ­cios e recomendados:

  1. ChĆ” de sene: O chĆ” de sene Ć© um dos laxantes mais poderosos e comuns. Ele contĆ©m compostos que ajudam a estimular o trato intestinal e promover a evacuaĆ§Ć£o. No entanto, deve ser usado com cautela e apenas sob a orientaĆ§Ć£o de um profissional de saĆŗde. Recomenda-se tomar 1 xĆ­cara de chĆ” de sene por dia, por no mĆ”ximo 7 dias seguidos.

  2. ChĆ” de hortelĆ£-pimenta: O chĆ” de hortelĆ£-pimenta contĆ©m mentol, que ajuda a relaxar os mĆŗsculos do trato intestinal e aliviar a constipaĆ§Ć£o. Ele tambĆ©m pode ajudar a aliviar cĆ³licas e dores abdominais. Recomenda-se tomar 1 a 2 xĆ­caras de chĆ” de hortelĆ£-pimenta por dia.

  3. ChĆ” de gengibre: O chĆ” de gengibre contĆ©m gingerol, que ajuda a estimular o trato intestinal e aliviar a constipaĆ§Ć£o. Ele tambĆ©m pode ajudar a reduzir a inflamaĆ§Ć£o e a dor abdominal. Recomenda-se tomar 1 a 2 xĆ­caras de chĆ” de gengibre por dia.

  4. Suco de ameixa: O suco de ameixa contĆ©m sorbitol, que ajuda a amolecer as fezes e estimular o trato intestinal. Ele tambĆ©m Ć© rico em fibras e antioxidantes, o que ajuda a manter a saĆŗde do sistema digestivo. Recomenda-se tomar 1 a 2 xĆ­caras de suco de ameixa por dia.

  5. Ɓgua com limĆ£o: Beber Ć”gua com limĆ£o pode ajudar a estimular o trato intestinal e aliviar a constipaĆ§Ć£o. O limĆ£o tambĆ©m Ć© rico em C e antioxidantes, a vitamina que ajuda a manter a saĆŗde do sistema digestivo. Recomenda-se beber 1 a 2 copos de Ć”gua com limĆ£o por dia.

  6. Kefir: O kefir Ć© uma bebida fermentada que contĆ©m receitas cerimĆ“nias para o sistema digestivo. Ele pode ajudar a aliviar a constipaĆ§Ć£o e promover a saĆŗde intestinal. Recomenda-se beber 1 a 2 copos de kefir por dia.

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